Álbum “Campeonato Brasileiro 1977-78” para folhear

Essa página só é visível a partir de um computador ou tablet.

Afinal, folhear os álbuns no celular não tem graça nenhuma, né!?

Esse pode ser considerado o primeiro álbum de figurinhas oficial do Campeonato Brasileiro, lançado em 1977 pela editora Abril.

Com 40 páginas, apresentava 442 figurinhas dos 62 times do campeonato, além de figurinhas de jogadores da seleção brasileira e dos campeões paulista, carioca, mineiro e gaúcho.

Depois disso, se passaram 10 anos até a editora Abril lançar o próximo álbum de figurinhas, da Copa União 87.

Campeonato Brasileiro 1977-78 para folhear

Um pequeno resumo do que aconteceu nesse campeonato:

Para o ano de 1977, a Copa Brasil manteve todas as regras dos anos anteriores. O mesmo não aconteceu com o número de times, que subiu para 62. No meio de tanto clube, o São Paulo se credenciou para conquistar o seu primeiro título brasileiro.

Na primeira fase, os participantes foram divididos em seis grupos, e o Tricolor ficou no no grupo 2. Em turno único e jogando dentro de cada grupo, o São Paulo se classificou na vice-liderança, atrás do Palmeiras. Foram seis vitórias, dois empates e uma derrota.

Na segunda fase, os trinta clubes foram divididos em seis grupos de cinco. O Tricolor Paulista entrou no grupo 2, e ao final das quatro rodadas, conseguiu outro segundo lugar.

Na terceira fase, 24 clubes foram divididos em quatro grupos. O São Paulo ficou no grupo 3, e manteve uma boa regularidade. Com quatro vitórias e uma derrota, conseguiu a única vaga do grupo para a semifinal.

Nos outros grupos, Londrina, Atlético-MG e Operário de Campo Grande conseguiram as vagas restantes. O Tricolor enfrentou na semifinal a surpresa que veio do (ainda) Mato Grosso. 

No primeiro jogo, abriu vantagem com vitória por 3 a 0. Na volta, o Operário assustou, mas o São Paulo só perdeu por 1 a 0. No outro lado, o Atlético-MG despachou a surpresa paranaense, o Londrina.

Em março de 1978, a falta de calendário obrigou a grande final ser em partida única. E o São Paulo teve de viajar até Belo Horizonte, pois o time mineiro tinha melhor campanha. 

O Atlético-MG estava invicto, e assim terminou a Copa Brasil. O Tricolor segurou o empate em 0 a 0 no Mineirão, e pela primeira vez um Brasileirão foi decidido nos pênaltis. 

Nas cobranças, Waldir Peres brilhou defendendo três cobranças, o São Paulo venceu por 3 a 2 e comemorou seu primeiro título brasileiro.

Fonte: Edição dos Campeões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *